Autismo e Realidade lança cartilha sobre o diagnóstico de TEA

A cartilha é gratuita e já está disponível para download

Compartilhe:

A instituição Autismo e Realidade (AeR), que tem como missão promover e difundir informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), lança mais uma cartilha: “DSM-5 e o diagnóstico de TEA”. A publicação é voltada para profissionais da área da saúde e estudantes, mas a leitura leve e descomplicada facilita a compreensão por pais e mães, cuidadores e todas as pessoas interessadas na pauta.

“DSM-5 e o diagnóstico de TEA” é uma cartilha técnica e com cinco capítulos escritos pela assessora científica do Instituto PENSI, a neuropsicóloga Yasmine Martins. São eles:

1. Contexto histórico do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais e os critérios de autismo
2. Principais características de acordo com o DSM-5 TR
3. Bebês com risco de autismo
4. Como o DSM-5 muda o diagnóstico do autismo?
5. Como ficam as pessoas diagnosticadas antes do DSM-5?

Para fazer o download da cartilha, acesse o link: https://bit.ly/3kkryD3.

Vale ressaltar que esse é o vigésimo lançamento da AeR. No site da instituição, é possível encontrar cartilhas sobre os mais variados temas, e todas buscam ajudar autistas, familiares e cuidadores a construir uma rotina mais saudável e funcional. Confira as algumas publicações:

Guia para leigos sobre o Transtorno do Espectro Autista

É uma coletânea de textos publicados no Blog Autismo e Realidade. O conteúdo foi escrito por especialistas, sobre temas atuais e mais acessados no site, bem como orientações para familiares e cuidadores de autistas e demais pessoas interessadas. Nesta coletânea, as matérias foram cuidadosamente selecionadas e ordenadas conforme os temas: sobre o TEA, buscando diagnóstico, condições associadas ao autismo, terapias e, por fim, socialização, contemplando as principais pautas de interesse do público leigo.

Cartilha Autismo: Uma Realidade

Você sabia que existem mais de 70 milhões de autistas no mundo? Embora seja uma condição que atinge uma grande quantidade de pessoas, muitas ainda não sabem como e quando identificar. Uma ótima oportunidade para observar as características de uma criança autista é na sala de aula. Pensando nisso, o AeR produziu um conteúdo para ajudar na identificação do transtorno em uma conversa desenhada feita pelo cartunista Ziraldo.

Histórico

Formada em 2010 como uma associação de pais e profissionais de saúde, o Autismo e Realidade nasceu com o propósito de difundir informação sobre o TEA, combatendo preconceitos e auxiliando na orientação de familiares, professores e cuidadores. A motivação para a iniciativa partiu do casal Paula e Hermelindo de Oliveira que, após o diagnóstico de TEA da filha Júlia, percebeu a grande falta de orientações sobre como lidar com o transtorno. A atuação da instituição foi pioneira na divulgação de informações sobre autismo, ao unir a atuação do conselho de pais de crianças autistas com o conselho de profissionais de saúde especializados no tema.

Com informações de assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *