Comissão aprova capacitação de professores para lidar com estudante com deficiência, autista ou superdotado

O projeto ainda passa pelas pelas comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Foto de Amália Barros falando ao microfone.
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A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou proposta que torna obrigatória a capacitação básica de professores e colaboradores para lidar com estudantes com deficiência, autismo, doenças raras, altas habilidades ou superdotação nos sistemas de ensino.  A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Relatora da matéria, a deputada Amália Barros (PL-MT) propôs um novo texto em substituição ao Projeto de Lei 844/23, do deputado Alberto Fraga (PL-DF), e outros que tramitam em conjunto. Orginalmente, o texto de Fraga previa a capacitação de professores e colaboradores para lidar com estudantes dos mais variados perfis, sem detalhamento.

“Os sistemas de ensino devem garantir o acesso e a permanência de alunos autistas, com deficiência, ou altas habilidades ou superdotação, ou com doenças raras, para que sua trajetória escolar se dê com o pleno desenvolvimento de suas potencialidades, além de preparo para o exercício da a cidadania e qualificação para o trabalho”, argumenta a relatora.

Tramitação
O projeto ainda será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação, de Constituição e Justiça, e de Cidadania.

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Fonte: Agência Câmara de Notícia

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