Carnaval 2024: gravações de sambas-enredo de SP em Libras serão lançadas em janeiro

Projeto denominado ‘Samba com as Mãos’ está em sua 8ª edição e tem o objetivo de incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva na folia

Foto de quatro pessoa diversas lado a lado na frente de um fundo verde. A mulher e o homem que estão no centro fazem um sinal em Libras.
Compartilhe:

As gravações da 8ª edição do projeto “Samba com as Mãos” já começaram. A iniciativa disponibiliza vídeos com a interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos sambas-enredo das escolas que pertencem ao Grupo Especial e Grupo de Acesso I de São Paulo e está com lançamento previsto para janeiro. 

Ao todo, serão 22 sambas interpretados com o apoio de integrantes das agremiações, intérpretes de Libras e surdos.

O projeto realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e em parceria com a Liga das Escolas de Samba (Liga-SP) começou em 2016. O objetivo é incluir pessoas surdas e com deficiência auditiva.

Antes da etapa de gravação, há a fase de pesquisa. É necessário estudo e empenho específicos nesse tipo de interpretação, já que os sambas-enredo, muitas vezes, usam palavras de origem africana e ditos populares: isso exige do intérprete um trabalho em conjunto com o autor da letra, para que nada se perca e o contexto se mantenha. O projeto é acompanhado por pessoas com deficiência auditiva do início ao fim.

O lançamento do ‘Samba com as Mãos 2024’ está previsto para janeiro de 2024, na Fábrica do Samba. Após o evento, os vídeos com as interpretações passam a ser divulgados nas redes sociais da SMPED (Youtube, Instagram, Facebook). As publicações seguem a ordem dos desfiles no Sambódromo do Anhembi, que ocorrerão nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro. O objetivo é que, até o dia dos desfiles, a comunidade surda já tenha acesso a todos os conteúdos.

Foto: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *