Carnaval acessível: desfiles da cidade de São Paulo vão contar com audiodescrição e Libras

Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais estarão presentes nos carros de som, ao lado da ala musical das escolas de samba

Foto de mulheres fantasiadas desfilando. No fundo desfocado, há um carro alegórico com um homem gigante na frente e cobras nas laterais.
Compartilhe:

Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e Acesso I, na capital paulista, vão contar com uma grande novidade esse ano: audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa é da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP) e acontece nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro.

Pela primeira vez, intérpretes de Libras estarão presentes nos carros de som, ao lado da ala musical das escolas. Assim, pessoas surdas e com deficiência auditiva poderão acompanhar o repertório.

Além dessa grande novidade, a capital prepara o lançamento da 8ª edição do ‘’Samba com as Mãos’’.O projeto disponibiliza vídeos com a interpretação em Libras dos sambas-enredo das escolas do Grupo Especial e Grupo de Acesso I — este último incluso desde o Carnaval de 2023.

A SMPED também disponibilizará audiodescrição pelo sétimo ano consecutivo. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que fornece detalhes em áudio sobre imagens, expressões faciais, figurinos, cenários e qualquer outra informação visual que compunham o contexto a ser descrito. O serviço será operacionalizado por meio de uma cabine instalada no Sambódromo, dentro da qual o audiodescritor transformará o que há de visual no desfile em verbal. A transmissão acontece em tempo real pelo canal do Youtube da secretaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *