Curitiba terá táxis exclusivos para pessoas com deficiência

A Prefeitura de Curitiba (PR) anunciou que a cidade terá táxis exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Compartilhe:

A Prefeitura de Curitiba (PR) anunciou que a cidade terá táxis exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A medida, prevista no decreto 69/23, estabelece o Transporte Individual de Passageiros com Deficiência (TPCD), que terá o mesmo custo que os táxi convencionais, já que a população estimada da capital paranaense que possui algum tipo de deficiência corresponde 24% dos habitantes, cerca de 450 mil pessoas, segundo o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, os taxistas interessados deverão seguir uma série de requisitos. Os veículos, além de serem adaptados com plataforma ou rampa, precisam ser especificamente adesivados com o símbolo universal de acessibilidade da ONU e de cadeirante.

A categoria terá os mesmos benefícios fiscais concedidos aos taxistas que não dirigem veículos focados na acessibilidade, além da possibilidade de uso dos pontos já existentes na cidade, porém com a vantagem de não precisar passar por um processo licitatório, que é exigido para liberar licenças do serviço tradicional de táxi no município.

Com informações do Diário do Transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *