Pela primeira vez, o Nordeste sedia o Encontro Nacional de Nanismo

Evento será realizado em Maceió (AL) de 12 a 14 de outubro      

Foto de uma criança com nanismo que toma água de coco com um canudo.
Compartilhe:

O Encontro Nacional de Nanismo deste ano vai acontecer entre os dias 12 e 14 de outubro em Maceió (AL). O evento vai acontecer pela primeira vez no Nordeste. O 6º Encontro, realizado pelo Instituto Nacional de Nanismo (INN), terá a participação de diversas pessoas especialistas. Entre elas, o geneticista Wagner Baratela e a neuropediatra Patrícia Viegas. A maior parte da programação será no Centro de Convenções do Jatiúca Hotel e Resort.  

O encontro anual é realizado pelo INN e conta com os movimentos Somos Todos Gigantes, que cuida de famílias de crianças e adolescentes com nanismo, e Nanismo Brasil, voltado para pessoas adultas com nanismo. Em 2022, o evento reuniu mais de 300 pessoas no Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina e, para 2023, a escolha foi Maceió, em Alagoas.    

“O Instituto – e, antes dele, o Movimento Somos Todos Gigantes – nasceu em Goiás. No início, nossos encontros aconteciam em Goiânia, mas começamos a receber famílias de outros Estados. O Nanismo Brasil nasceu em São Paulo e passou a fazer parte do INN em 2021. A ideia, desde o ano passado, é percorrer cidades e estados diferentes a cada ano para possibilitar que mais famílias participem. Para muitas, o mês de outubro virou mês de férias e nosso encontro passou a estar na agenda obrigatória”, explica Juliana Yamin, presidente do INN. 

É durante o encontro que muitas famílias se conectam e, muitas vezes, conhecem, pela primeira vez, outras crianças, jovens e pessoas adultas com a mesma condição. No total, já são identificadas mais de 700 tipos de displasias ósseas no mundo que causam o nanismo, a baixa estatura. No encontro, além da convivência também é uma importante forma de trocar experiências e participar de palestras sobre saúde, comorbidades, pontos de atenção e tratamentos disponíveis.

O geneticista Wagner Baratela tem Displasia Diastrófica, um tipo raro de nanismo e se tornou referência na medicina genética do país. Patrícia Viegas vai falar sobre o Voxzogo, único medicamento disponível no mundo para acondroplasia, o tipo mais comum de nanismo.   

Programação prévia – (Pode ter alterações até a data do evento)

12 de outubro (quinta-feira)

14h às 15h – Recepção e credenciamento (lembre-se de levar documentos pessoais).
15h às 16h – Abertura.
16h às 17h30 – “Nanismo: o que é importante saber, pontos de atenção ao longo da vida e possibilidades de tratamento” – Palestra e tira dúvidas com o geneticista Dr. Wagner Baratela.   
17h30 às 18h30 – Voxzogo e a Acondroplasia – Palestra e tira dúvidas com a neurologista Dra. Patrícia Viegas   
Noite Livre   

13 de outubro (sexta-feira)

  • 10h às 10h30 – Avisos importantes do dia e entrega dos vouchers para o almoço   
  • 10h30 às 12h30 – Biblioteca Viva: A História de Cada Um de Nós – Trabalho terapêutico para todos   
  • 12h30 às 14h30 – Almoço no Hotel Jatiúca (incluso para pessoas inscritas)   
  • 14h30 às 16h30 – Roda de Conversa 1: “Centímetros a Menos Não Diminuem Você”  (público: adultos e adolescentes 14+ com nanismo).
  • 14h30 às 16h30 – Roda de Conversa 2: “Criando Asas: o Papel dos Pais na Construção dos Filhos” – Psicólogo Rhone Braz e Juliana Yamin  – (público: pais e mães de crianças e adolescentes com nanismo).
  • 16h30 às 18h30 – O Muro: Obstáculos Que a Vida Nos Impõe – Dinâmica da Construção do Muro – Rhone Braz, Júnior Nascimento, Juliana Yamin, Biel Yamin.   
  • 19h30 às 23h30 – FAMÍLIAS COM CRIANÇAS | Festa Infantil com Show da Banda Cazuadinha no Buffet Infantil Karlota’s (alimentação inclusa).   
  • 19h30 às 23h30 – ADULTOS COM NANISMO | Happy Hour (local a confirmar – alimentação inclusa).   

Com informações da assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *