Nova série da Marvel Studios traz a representatividade da língua de sinais americana

A língua está bem presente na produção protagonizada pela atriz Alaqua Cox, que assim como a personagem principal, também têm deficiência auditiva

Foto da personagem Maya Lopez, uma garota de pele clara e cabelos escuros e lisos levemente de lado gesticulando com as mãos
Compartilhe:

A série Eco da Marvel Studios traz inclusão e representatividade em seu enredo. A protagonista Maya têm deficiência auditiva, assim com a atriz que a interpreta, Alaqua Cox. Ela conta a história da garota, a Eco, que deve confrontar sua família e seu legado, enquanto é perseguida pelo império de Wilson Fisk, o Rei do Crime (Vincent D’Onofrio) e está disponível no Disney+ e Star+.

E a representatividade também aconteceu nos bastidores. Durante as gravações, por exemplo, toda a equipe teve aulas de ASL (American Sign Language – a língua de sinais americana ou língua de sinais estadunidense) para que o set fosse mais inclusivo. Também foi essencial mudar a abordagem visual da série para representar a experiência das pessoas surdas durante uma conversa, fazendo com que as cenas em plano fechado fossem adaptadas para um enquadramento específico em que a visualização das mãos fosse mais nítida ao público durante os diálogos.

Maya é a segunda heroína surda do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Makkari, interpretada pela atriz Lauren Ridloff, é a primeira personagem com deficiência auditiva – apresentada em Eternos (2021).

Inclusive, uma curiosidade sobre o assunto é que, no período de divulgação do filme da Marvel Studios em 2020, a pesquisa por “aprender a língua de sinais para iniciantes” aumentou 200% – de acordo com um estudo realizado pela Preply, plataforma de aprendizado de línguas, via The Independent.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *