Prefeitura de Juiz de Fora promove conscientização pela Luta da Pessoa com Deficiência

Prefeitura realiza diversas ações para combater o preconceito

Compartilhe:

Você sabia que o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no dia 21 de setembro? A iniciativa foi criada pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A data marca a construção de mobilizações para a inclusão social e a conscientização sobre o capacitismo. A escolha pelo dia se deu com base no início da primavera. 

“É uma representação ao nascimento de reivindicações de cidadania e participação. É um momento para promover a reflexão sobre os desafios enfrentados por nós da administração pública, pelas pessoas com deficiência e para tudo aquilo que possa garantir os direitos de ir e vir, assim com o direito a uma cidade inclusiva garantido de toda a forma a acessibilidade”, explicou o secretário especial de Direitos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora, Biel Rocha.

A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) criou uma série de ações para promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. As atividades fazem parte do Mês de Luta da Pessoa com Deficiência. Elas têm como objetivo propor políticas e diretrizes que orientem a promoção da defesa dos direitos humanos, criando ou apoiando projetos, programas e ações.

A iniciativa é realizada pela SEDH em parceria com outras secretarias municipais, instituições, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a Comissão dos direitos da pessoa com deficiência da Câmara Municipal de Juiz de Fora.  

Rita de Cassia Petronilho Barbosa é assessora para política para pessoa com deficiência da SEDH, presidente do CMDPD e usuária de cadeira de rodas há 30 anos. Ela participa da organização das atividades em celebração ao mês e destaca que os desafios são diários. “Nosso trabalho é para conscientizar sobre a importância das diferenças e do respeito. As pessoas com deficiência devem ser olhadas de forma natural e estamos construindo isso todos os dias”.

Confira a programação do Mês de Luta da Pessoa com Deficiência:

14/09 – às 14h: mesa redonda sobre acessibilidade na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (SEDH)
18/09 – Roda de conversa com os alunos da Escola Municipal Vereador Marcos Freesz (SEDH)
19/09 – 10h: Yoga inclusiva no Museu Ferroviário (SS)
19/09 – 14h: Apresentação da Junta Reguladora sobre a rede de cuidados das pessoas com deficiência na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld 450, Centro, 7º andar) (SS)

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – 21/09 – Praça da Estação:

9h: Desenho e pintura com a Sociedade Eunice Weaver (Carlos Chagas)
9h30: Apresentação – Livro Dedos Falantes com Jéssica Pereira (oficina de Libras)
10h: Jiu-jítsu adaptado com Flávio Salles e atletas
10h30: Apresentação de trabalho sensorial (Goalball), exposição de medalhas, troféus e materiais do projetos. Distribuição de panfletos sobre os projetos do Paradesporto e apresentação musical junto com Associação dos Cegos.
13h: Apresentação do livro “Berimbau Instrumento de inclusão social” e roda de capoeira e cantigas (Hospital Evandro Ribeiro, Associação Santa Catarina e Rogério Ribeiro)
14h: Grupo Musical da Associação dos Cegos “Nova Visão”
16h: Samba inclusivo com o “Movimento Mulheres na Praça”

Com informações do portal de notícias da Prefeitura de Justiça de Fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *