A Prefeitura de Catanduva celebra mais uma conquista a partir de projeto apresentado pela Secretaria Municipal de Cultura no concurso Acessibilidade em Biblioteca, do Governo do Estado de São Paulo. A proposta garantiu equipamentos para compor a Biblioteca Acessível de Catanduva, já em pleno funcionamento.
O kit da Biblioteca Acessível consiste num acervo em Braille com equipamentos que facilitam o acesso à pessoa com deficiência visual: computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário e software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA.
O novo espaço, destinado a pessoas com deficiência visual, compõe a estrutura da Biblioteca Municipal Embaixador Macedo Soares. Em todo o Estado, foram selecionadas 62 bibliotecas – incluindo Catanduva.
A utilização da biblioteca deve ser feita por meio de agendamento de horário. Desta forma, o profissional capacitado para auxiliar e orientar os usuários durante o uso do equipamento poderá fazer um atendimento personalizado.
“O objetivo é promover o acesso à informação, com segurança, autonomia e conforto aos cegos ou com deficiência visual nas dependências da Biblioteca Municipal. O local é um espaço fundamental de difusão do conhecimento e, por isso, deve ser dinâmico e inclusivo”, comenta a diretora de Cultura, Cris Anovazzi.
Com a novidade, a Prefeitura dá mais passo no sentido de oferecer aos frequentadores ferramentas e equipamentos necessários à pesquisa. “Nas atividades do dia a dia, o ambiente deve ser preparado para as diferenças, de modo a permitir o acesso e a integração plena às suas instalações”, reforça.
O acervo aberto e acessível está disponível no site catanduva.phl-net.com.br, e a Biblioteca Municipal conta com aproximadamente 61 mil exemplares de livros, 178 títulos de livros em braille e 175 títulos de audiolivros.
A Biblioteca Municipal Embaixador Macedo Soares compõe o Centro Cultural de Catanduva, situado na avenida São Domingos, 880. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3525-0911.
Fonte: O Regional