CCBB de Brasília recebe festival de filmes sobre deficiência

Compartilhe:

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília recebe entre os dias 5 e 16 de fevereiro o “Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência”. O evento reúne 26 produções cinematográficas de 17 países, abordando o tema da inclusão social.

A programação pode ser conferida de quarta a domingo, sempre a partir das 14h. A entrada é franca, mas é preciso retirar os ingressos para a sessão de interesse com uma hora de antecedência.

O festival retrata as pessoas com deficiência como protagonistas dos filmes. Os temas das produções vão desde novas abordagens sobre autismo e seu amplo espectro, a surdez e os posicionamentos conflitantes entre oralização e sinalização, moradias assistidas para pessoas com deficiência e as complexidades da institucionalização, entre outros.

A mostra inclui curtas, médias e longas-metragens nas categorias ficção e documentário. Veja a programação completa na página do festival.

Segundo a organização, o tema da inclusão não está apenas no enredo dos filmes. Desde a primeira edição, o festival oferece a audiodescrição para pessoas com deficiencia visual, feita por dois atores em todas as sessões, transmitida para fones de ouvidos disponibilizados para o público.

Também há versões dos catálogos em Braille. Em todos os filmes são inseridas legendas closed caption, incluindo informações além dos diálogos (para deficientes auditivos).

Além dos filmes, a mostra prevê a realização de debates com a participação de pessoas com deficiência e profissionais especializados. Em discussão, temas como autismo, surdez, tratamentos e a institucionalização das pessoas com deficiência. Os eventos acontecem às quintas e sextas-feiras, às 19h30. Intérpretes de Libras repassam as informações para o público surdo.

O “Assim Vivemos” teve início em 2003, em Brasília e no Rio de Janeiro. Desde então, o evento vem crescendo, trazendo mais formas de abordagens e mais recursos para o público, como em 2007, quando começaram a disponibilizar ônibus e agendamento de visita de grupos da periferia ou de instituições de pessoas com deficiência.

Antes de chegar a Brasília, esta edição do festival passou pelo Rio de Janeiro (entre 21 de agosto e 1º de setembro) e pelo CCBB de São Paulo (entre 2 e 12 de outubro).

Fonte: G1 Distrioto Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *