Harvard é sempre referência. E não seria diferente com acessibilidade digital

Confira o texto de Monique Sampaio sobre acessibilidade nas universidades e faça o download do eBook exclusivo sobre o tema

Foto da fachada da Biblioteca Memorial Harry Elkins Widener, no campus da universidade de Harvard, ao anoitecer
Compartilhe:

Confira o texto de Monique Sampaio para o blog da HandTalk, sobre a adoção de Harvard às normas de acessibilidade do W3C:

Atualmente, falar de instituições de ensino acessíveis, quer dizer também falar do mundo virtual: boa parte das informações, divulgação de notas, renovações nas bibliotecas, e várias outras atividades de uma escola ou faculdade têm sido realizadas por meio de seus sites oficiais. Por isso, é tão importante que eles estejam acessíveis. Afinal, todos devem conseguir obter essas informações igualmente, não é mesmo?

Para você se inspirar e conhecer um ótimo exemplo, vamos falar sobre uma das melhores e mais bem conceituadas universidades do mundo, a Harvard. A atitude tomada pela administração da instituição com relação à acessibilidade digital é realmente interessante para você conhecer e se guiar!

Os sites da Harvard sempre seguiram alguns dos mais básicos padrões de acessibilidade, como a presença de legendas nos vídeos institucionais, código adequado para a navegação por meio de leitores de tela, e textos alternativos para as imagens.

Mas agora, a universidade decidiu ir além e adequar todos os seus sites e domínios eletrônicos aos padrões mais elevados e recentes de acessibilidade, que estão presentes no documento WCAG 2.1. Além disso, a instituição decidiu fornecer um treinamento interno para todo o seu time de tecnologia da informação aprender sobre as melhores práticas de acessibilidade. E para avaliar tudo isso, foi criado um comitê, que irá assegurar a manutenção dessas novas políticas através de análises periódicas.

O porta-voz da instituição, John Silvanus Wilson, disse que “trazer melhorias para a acessibilidade digital significa garantir que todos os alunos tenham acesso aos recursos administrativos e acadêmicos da faculdade”. Exemplos como esse são muito importantes, tendo em vista que a falta de acessibilidade na web é muito grande, e há falta de conhecimento a respeito do tema. Ver uma instituição de ensino referência como a Harvard levantando essa bandeira só traz boas perspectivas para a difusão da acessibilidade digital!

E você, quer deixar a sua universidade mais acessível? Então confira nosso Ebook sobre o assunto.

Fonte: Blog HandTalk 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *