Rubner dos Santos

Compartilhe:

Tenho deficiência física, tive paralisia cerebral e também hidrocefalia, que me deixou com 80% do lado direito do meu cérebro queimado. Então, o lado esquerdo de meu corpo ficou com sequelas visíveis. Os médicos não me davam a menor chance de sobreviver, pois a minha doença era gravíssima. Mas, aos poucos, fui superando as minhas dificuldades e então consegui caminhar rumo às minhas vitórias.

Nos meus primeiros anos escolares, a minha adaptação foi difícil, mas estava sempre entre os primeiros da turma. Minha vida começou a mudar de verdade após a minha segunda cirurgia, em agosto de 1994, aos 18 anos, para cuidar da hidrocefalia. Mesmo recém-operado, comecei a participar de cursos profissionalizantes, que me ajudaram a vencer os obstáculos de minhas sequelas e começar a me desenvolver profissionalmente. Isso me ajudou a me formar com a primeira turma de profissionais com deficiência do Brasil pelo SENAI, em convênio com a Estação Especial da Lapa. Também me tornei desenhista, chegando até mesmo a fazer um desenho animado.

Pouco depois, em setembro de 1997, consegui o meu primeiro emprego através da Avape, prestando serviços Administrativos na Empresa de Correios e Telégrafos até 2001. Nessa época, eu comecei a lecionar como Professor Voluntário de Língua Inglesa em cursinho pré-vestibular comunitário chamado "Projeto Raiz", onde fui aluno e depois me tornei professor com desenvolvimento de dinâmicas com desenhos para fazer com que meus alunos tivessem uma aula de inglês diferente, e preparar a turma pro vestibular, no qual eu estava incluído, pois não tinha nesta época uma graduação.

Em 2002 comecei a trabalhar no Hotel Íbis, uma das Marcas da Accor Hotels, como telefonista bilíngue, e, em 2003, fiz a primeira exposição de meus desenhos em um evento no hotel, com dinâmicas de grupo chamadas "Se vira nos 15".

Em 2004 entrei no Unibanco AIG Seguros, de onde trabalhei como técnico de seguros onde fiquei ate o inicio de 2006.

Em 2005, finalmente, após algumas tentativas frustradas, eu consegui ingressar oficialmente na faculdade no curso de Letras da Unipaulistana, digitalizar meu desenho animado para DVD e poder mostrar esse trabalho feito em 1996 na faculdade para que todos tivessem o conhecimento. Me deu destaque no jornal da faculdade, na semana do curso de Letras daquele ano.

Em maio de 2006 fui trabalhar na Tozzini Freire Advogados, em RH, onde aprendi muito, não só do meio Jurídico, onde comecei a criar raízes em Recursos Humanos, em Recrutamento e Seleção, Integração de pessoas e treinamento e desenvolvimento. Pude trabalhar focado também na contratação de pessoas com deficiência e participar mais ativamente das feiras/fóruns/workshops e atividades relacionadas aos PNE´s como adaptação e acessibilidade.

Nesta época, minha vida deu um grande giro e conheci meu grande amor, a pessoa muito especial e importante em minha vida e me casei.

No ano de 2007, me formei em Letras e consegui um dos maiores desafios de minha vida.

Em 2008, fui para a multinacional Indiana, a Tata Consultancy Services, me tornei um Analista de RH. Em apenas seis meses de empresa, já estava no jornal interno como destaque profissional. Lá, cresci bastante na carreira, onde fiquei até 2009.

E desde junho de 2010, estou em uma multinacional alemã, a Voith. Trabalho auxiliando a coordenadoria em projetos sociais e também O Formare, para preparação de jovens em futuros profissionais de sucesso dentro e também fora da Voith. Um desafio que me trará grandes oportunidades de aprendizagem e sucesso, pois estou conhecendo um outro lado da educação, a qual era desconhecido para mim até então.

Me senti em casa, logo no primeiro contato com os integrantes, que são 20. Fui muito bem acolhido por todos. No início de setembro, fiz uma palestra com o tema 'Como Alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional', onde falei um pouco de mercado de trabalho, currículo, entrevistas e dicas para se alcançar o sucesso. Lá, contei um pouco de minha história de vida, falando sobre cada uma das empresas até chegar na Voith.

Ficaram bastante interessados em saber um pouco mais sobre RH, mercado de trabalho e sobre minha vida como professor.

Minha história de vida é destinada a todos aqueles que superaram e vão passar por obstáculos rumo a uma trajetória de sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *