Homem cego participa da Meia Maratona do Trabalhador no RJ

Compartilhe:

A Segunda Meia Maratona do Trabalhador, realizada na manhã da última sexta-feira (1º), movimentou Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e contou com atletas de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Porém, um fato inusitado e curioso chamou atenção do público: dentre os 400 competidores, estava o auxiliar de radiologia Fernando Gonçalves, de 29 anos, com deficiência visual, que contou com ajuda de seu treinador para completar o percurso.

De acordo com Fernando, que tem a deficiência desde que nasceu, a falta da visão nunca foi empecilho para que ele pudesse fazer o que mais gosta, correr e participar de competições. Ele disse também que pratica o esporte há mais de dez anos e constantemente participa de provas que ocorrem em Campos e região.

"Estou vivo e meu objetivo é mostrar que posso participar de uma competição. Não tenho interesse em chegar em primeiro lugar, mas quero mostrar que sou capaz. Sou muito feliz e não tenho dificuldade nenhuma para desempenhar o esporte", declarou Fernando Gonçalves, que ao final não chegou nas primeiras posições, mas conseguiu completar os 21 Km da corrida.

A competição foi organizada pela Fundação Municipal de Esportes (FME) e pela Federação de best steroids for men over 40 Atletismo do Rio de Janeiro, a vitória ficou com Oberdan Silva Souza Júnior, de Bom Jesus do Itabapoana, e Milene da Silva dos Santos, de Nova Friburgo.

Para Oberdan, a vitória foi uma novidade: “Já havia corrido em Campos, mas foi a primeira vez que venci. Como estava parado há três anos em razão do trabalho, o resultado foi muito bom”, destacou.

Milene disse que correu em ritmo de treino: “Venho de uma prova muito difícil na cidade de Carmo, com subidas e descidas e vim apenas para participar e treinar. A vitória foi um presente”, declarou a corredora de Nova Friburgo, que tem vasta experiência em provas em Campos, onde já venceu várias vezes.

Os corredores passaram pelas avenidas Rui Barbosa, XV de Novembro e Bartolomeu Lizandro em Guarus, além de passarem pelas pontes General Dutra e Saturnino de Brito, em três voltas pelo circuito.

Na categoria de Campos, apenas com atletas locais, os vencedores foram Vanildo Sá e Débora Soeiro. Todos os ganhadores foram premiados com medalhas, além dos troféus para os vencedores de cada categoria.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *