Conhecer os empregados e saber conversar com cada um deles é um detalhe fundamental para manter uma comunicação interna eficaz. E para as corporações que acreditam na inclusão e na diversidade incorporar recursos de acessibilidade faz toda a diferença.
Um exemplo dessa dinâmica é o projeto da Mars Pet Nutrition Brasil, empresa que tem 17 funcionários com deficiência auditiva e apostou em um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para melhorar o diálogo com esses funcionários e ampliar as relações dentro do ambiente de trabalho.
Participaram das aulas de Libras líderes diretos e indiretos, RH, assistente social e todas as áreas com as quais os funcionários que têm deficiência auditiva manteriam contato. “A comunicação melhorou muito, tanto para os associados – como são chamados os funcionários – quanto para os líderes. Todos desenvolveram novas formas de se relacionar”, ressalta Tatiana Godoi, diretora de recursos humanos da Mars.
A empresa investe na capacitação de pessoas com deficiência em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Ela ainda tem um profissional do RH totalmente dedicado ao “Programa Todos Nós”. Esse funcionário gerencia a consultoria externa e auxilia no processo. Há também suporte de uma assistente social e, em determinados casos, cuidadores contratados.
Fonte: O Estado de S. Paulo