Representantes das instituições parceiras estiveram presentes para apresentar o curso e dar as boas-vindas aos cursistas. Luiz Carlos Lopes, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, acompanhado por Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes; Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco; Luiz Henrique Conceição, coordenador de formação do Instituto Rodrigo Mendes; e Luiz Cândido Maria, coordenador da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores – EFAP, transmitiram aos cursistas informações acerca do curso e a expectativa para um ensino cada vez mais inclusivo.
O curso tem como objetivo desenvolver ação de formação continuada sobre educação inclusiva junto aos professores da Rede Estadual de Educação. Em formato semipresencial, a capacitação tem o objetivo de ampliar os conhecimentos teóricos e práticos de educadores que atuam no Ensino Médio Regular e Atendimento Educacional Especializado, propiciando melhor atendimento aos estudantes com deficiência.
Além disso, o curso tratará de reflexões sobre a cultura do pertencimento e o papel da escola na construção da cidadania. A expectativa é que esses profissionais desempenhem papel fundamental na interlocução entre as diretorias e escolas e multipliquem experiências produzidas em projetos locais.
Num total de 100 horas, divididas em 14 aulas por videoconferência, realizadas em ambiente já utilizado pelos professores da rede de ensino estadual – Rede do Saber – e em ambiente virtual do Instituto Rodrigo Mendes, os cursistas vão desenvolver um projeto local de intervenção nas escolas onde trabalham. Um ponto de destaque da primeira edição do curso é alcançar as famílias e alunos sem deficiência para ampliar a consciência sobre os direitos e os princípios legais e atitudinais da educação inclusiva.Conheça o lançamento do Programa no site da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.