Unibes Cultural inaugura biblioteca acessível em São Paulo

Espaço está equipado com o OrCam MyEye, tecnologia assistiva para cegos, pessoas com baixa visão e deficiência cognitiva, como dislexia

Foto do logo da BiblioTech em uma parede de vidro. Atrás, pessoas de diversas idades circulam pelo ambiente
Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 1/3, a Unibes Cultural inaurou a primeira biblioteca brasileira 100% acessível. Localizada na zona oeste de São Paulo, ao lado do Metrô Sumaré, o espaço está equipado com o OrCam MyEye, ferramenta de inclusão que garante mais independência aos cegos, pessoas com baixa visão e deficiência cognitiva, como dislexia.

O equipamento, que não precisa de internet, fotografa, escaneia e transforma textos e números em áudio a partir de um simples comando do dedo. O usuário pode ter acesso a qualquer livro, revista, jornal, placas de sinalização, cardápios, telas de smartphones e computadores. Após o reconhecimento, o dispositivo retransmite a informação discretamente no ouvido do usuário por meio de um fone de ouvido pessoal.

O evento teve a participação do co-fundador e CEO da Orcam desde 2010, Ziv Aviram, de Abe Magid, diretor da Mais Autonomia, representante exclusiva da tecnologia no Brasil, do Secretário Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, do diretor executivo da Unibes Cultural, Bruno Assami, e da presidente da Unibes, Denise Zaclis Antão.

Aviram vendeu a startup Mobileye (detentora da tecnologia para carro autônomo) para a Intel ano passado por 15,3 bilhões de dólares. A tecnologia da Orcam MyEye é a mesma do carro autônomo, baseada em inteligência artificial e um jogo bem resolvido de algoritmos. Ele também o é criador do carro autônomo (trafega sem motorista) e do dispositivo Orcam MyEye.

* Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *